quinta-feira, 15 de maio de 2008

HDR

Foto de Paulo Prestes Franco, especialista em HDR. Velha estação de trem em Paranapiacaba.

Observemos, meus companheiros de solidão: o que a foto vê que o olho humano não vê? O que o olho vê que a foto não revela?

Então, assim na era das câmeras digitais, surge um novo olhar: a técnica de mesclar três ou mais fotos em um mesmo registro com diferentes exposições.

HDR é a sigla para High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico). Os sensores das câmeras digitais conseguem captar as colorações dentro de uma faixa teoricamente limitada (LDR - Low Dynamic Range). Isto faz com que em zonas de muito contraste, algumas informações de cores sejam perdidas.

Há uma pessoa parada em uma janela durante o dia, é sua amada e você quer fotografá-la. Você está dentro do quarto com pouca iluminação. Para que o interior do quarto apareça é necessário aumentar a exposição. Você tira a foto. A foto estoura, porque o fotógrafo elegante não usa flash.

Com o HDR é possível equilibrar estas exposições de forma que na imagem se possa ver tanto sua amada quanto o que está lá fora, através da janela. A partir de um mesmo registro com diferentes exposições, o programa de software faz uma mescla das fotografias tiradas e posteriormente permite um ajuste das tonalidades, um mapeamento de tons.

Surgem imagens sombrias, efeitos que lembram cartoons, certo psicodelismo surreal, dizem alguns. Outros falam em cores mais próximas da realidade.

Seria a técnica de HDR um processo que artificializa a arte de fotografar?

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Entre

Foto de Sabine Weiss

"Para um homem ver-se a si mesmo, são necessárias três coisas:olhos, espelho e luz....que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo?" Padre Vieira - Sermão da Sexagésima.

Corri para alcançar o metrô, mas lá no fundo, um.